Romance que gira em torno de duas personagens, Toby Temple, um super astro e mau-caráter, adorado pelo seu imenso público de cinema e TV, e Jill Castle que foi para Hollywood para ser estrela e descobriu que tinha que usar o corpo para vencer. Eles são atraídos um ao outro por um amor forte e implacável.
Toby sabe que será grande, na infância sua mãe sempre disse isso e quando ele descobre o seu talento cômico ele vai em busca de se sonho "se tornar um grande comediante". Acompanhamos a trajetória de Toby e suas dificuldades para chegar ao estrelato, suas lutas, medos, frustrações e sonhos.
Ele sai de casa totalmente despreparado e vai sozinho buscar fama, no inicio ele conta suas piadas em bares e clubes, mas em nenhum lugar prestigioso ou conhecido. Até que se matricula em uma escola preparadora de atores e no meio de uma apresentação surpreende um grande agente (que havia sido convidado) então acaba tendo sua chance a partir dai Toby se torna um super astro e passa a ter Hollywood aos sues pés.
Ele é querido por todos, se envolve com várias garotas e tem tudo o que quer, afinal ele é Toby Temple o maior comediante do mundo, mas apesar disso Toby se sente extremamente sozinho e infeliz.
Josephine é uma menina humilde que vive com a mãe , uma fanática religiosa. Sua mãe é costureira e faz belíssimos vestidos para a alta sociedade, assim Josephine acaba fazendo amizade com muitas crianças ricas e frequentando suas mansões nos fins de semana. Em sua adolescência Josephine começa e sentir a diferença com que suas "amigas" a tratam e passa a ser humilhada. Após alguns acontecimentos (que eu não vou falar aqui) ela decide ir embora para Hollywood e ser tornar atriz, então ela muda de nome e vira Jill Castle, enterrando Josephine Czinski para sempre.
Ao chegar em Hollywood ela procura várias agências para tentar arrumar algum papel na televisão e se vê diante um mundo altamente competitivo. Com o passar do tempo ela perde as esperanças e decide usar sua beleza e corpo para conseguir pontas em filmes famosos. Ela passa por muitas humilhações e constrangimentos, porém um dia seu destino se com cruza com o de Toby Temple e ele fica irremediavelmente apaixonado por ela. No inicio ela não lhe dá muito bola, mas então percebe que Toby poderia ser seu passaporte para um vida gloriosa e cheia de luxos, além de abrir caminho para sua vingança contra todos que a recusaram ou a humilharam de alguma forma, afinal que ousaria desafiar a Sra. Temple?
Os livros do Sideny Sheldon sempre mexeram muito comigo, acho que ele consegue entrar na alma do leitor, tem o poder de nos deixar felizes e agoniados. Com esse livro não foi diferente, diversas vezes me vi torcendo por Toby e diversas vezes me vi odiando ele, pois ele é um personagem frio, que passa por cima de qualquer um para ter o que quer, ambicioso, não se importa com as pessoas, as agride com palavras, as humilha principalmente depois que se torna famoso. Mas também acompanhamos seu sofrimento e persistência para chegar ao sucesso, bem como sua luta e seu desespero por se sentir completamente sozinho. É um personagem muito marcante. Já Josephine é apresentada ao leitor como um menina frágil, humilde e simpática que a vida acaba transformando em um mulher fatal e calculista.
O livro tem várias passagens fortes, um desenvolvimento bem realista, brutal. O Sidney não costuma poupar os leitores em suas histórias e por isso é bom. A narração é fluída e envolvente.
Enfim, o que eu quero dizer é que eu achei o livro muito bom, mostra que entrar nesse ramo não é um mar de rosas e nem todas as pessoas conseguem. Algumas ficam no anonimato para sempre e centenas de jovens desembarcam nesse "mundo" todos os dias, atrás de fama e glamour. Acho que até mesmo o título "Um Estranho no Espelho" nos faz refletir sobre nos mesmos: até que ponto nos conhecemos de verdade?
Como eu disse a trama tem muitas passagens fortes, muitos personagens bacanas e um final surpreendente, que no meu ponto de vista apesar de ser justo, foi triste. Adorei e acho que vale a pena ler.
Recomendo esse livro a todos que gostam de um romance forte, sem muito mel. E principalmente a quem quer refletir um pouco sobre o ser ser humano.
" Vamos arregaçar as mangas e dar duro. " (Toby Temple)
"De agora e diante a vida ia ser maravilhosa. Josephine Czinski estava morta. Longa vida para Jill Castle"