Por ano, cerca de 700 mil brasileiros sofrem algum acidente de trabalho, segundo dados do Ministério do Trabalho. Esse índice coloca o nosso país em quatro lugar no ranking mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT). À frente, estão China, Índia e Indonésia.
Entra nesse dado qualquer dano causado em colaboradores internos, seja de uma lesão corporal ou mesmo impactos psíquicos. A consequência disso pode levar à redução da capacidade laboral, a interrupção temporária da atividade profissional e, num quadro extremo, até a morte.
É para reduzir a ocorrências desses dados que as corporações têm adequado seus parâmetros para atuar em concordância com a norma OHSAS 180001 (do inglês, Occupational Health and Safety Assessments Series). Ela foi desenvolvida e difundida pela British Standarts Institution (BSI).
OHSAS 18001: por que essa norma técnica é importante para as empresas?
Essa norma técnica dá parâmetros para estabelecer nas empresas um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Dessa forma, objetiva impactar positivamente a relação com os colaboradores internos, fornecedores e clientes.
Esse resultado é conquistado naturalmente, como consequência de uma série de ações que criam um ambiente profissional saudável e seguro.
Ganha o funcionário e ganha a empresa! Pelo lado do colaboradores, maior atenção a todos os aspectos que envolvem a garantia de sua integridade. Do ponto de vista da corporação, percebe-se melhor desempenho do quadro de seus colaboradores e uma redução nas vulnerabilidades jurídicas.
OHSAS 18001: como é implantada na empresa?
Para alcançar esse resultado, as empresas recorrem a consultorias especializadas ou mesmo capacitam equipes de trabalho, para atuarem no planejamento, comunicação e monitoramento dessa frente de ação.
A sequência de providências envolve:
- Treinar equipes de trabalho ou contratar consultorias especializadas no tema
- Conhecer profundamente a norma técnica e a quais parâmetros a empresa deverá se ajustar.
- Identificar os desafios a serem resolvidos pela corporação. Um caminho para isso é a criação de um grupo de trabalho, envolvendo pessoas de diversas área, por exemplo.
- Estruturar um planejamento sobre quais adequações devem ser feitas.
- Levantar os custos relacionados à implantação das melhorias
- Comunicar sistematicamente os colaboradores internos sobre o andamento dessas providências
- Implementar a ação prevista
- Monitorar o impacto causado
A partir disso, é importante recorrer à certificação da norma OHSAS 18001, que irá reconhecer sua empresa dentro desses parâmetros. Os benefícios serão claramente percebidos:
- Melhorias das condições de trabalho
- Gestão preventiva na identificação de pontos críticos e estabelecimento de mecanismos de controle
- Redução do afastamento de profissionais por acidentes de trabalho e doenças relacionadas à profissão.
- Melhoria nos indicadores de produtividade e engajamento
- Certificação que melhora a visibilidade da empresa e a relação com fornecedores e clientes
O olhar para a gestão de qualidade, à primeira vista, pode parecer complicado e difícil de se implantar. Mas a competitividade do mercado demanda empresas atentas a esses parâmetros. E é bom destacar: a não observância deles pode custar (e muito) para elas.