Sistema de Gestão Integrado - By Lodinei Roberto Marchini

Translate this Page
Ultimas Atualizações
Currículo do Autor  (27-07-2023)
Início  (02-07-2023)

Rating: 3.4/5 (2069 votos)



ONLINE
2





Partilhe esta Página





 

how to stream super bowl 2021

Como colocar em prática ISO 14001:2015?
Como colocar em prática ISO 14001:2015?

Como colocar em prática a ABNT NBR ISO 14001:2015?

5 (100%) 1 voto

Muitas empresas têm dúvidas de como colocar em prática a ABNT NBR ISO 14001:2015, a norma mais usada do mundo para implantação e manutenção do sistema de gestão ambiental das organizações.

Quando se fala em norma para sistema de gestão ambiental, o primeiro nome que vêm à cabeça, mesmo das pessoas leigas, é ISO 14001. De fato, a norma é a base para a gestão de meio ambiente de milhões de empresas no mundo e fornece as alicerces para o gerenciamento das diretrizes legais e de processos, no que tange à questão ambiental.

Afinal, qual é o objetivo da ISO 14001?

A ISO 14001:2015 tem como objetivo, o controle dos processos da empresa em sua relação com o meio ambiente. Assim, a norma abordará a questão de riscos, melhoria contínua, prevenção de acidentes e redução do impacto ambiental causado pelas operações da organização.

Isso não denota que uma empresa que implementou a ABNT NBR ISO 14001:2015 não tenha mais nenhum processo que polua, suje ou cause algum tipo de impacto no meio ambiente, mas significa que todos estes métodos estão sendo controlados, monitorados e passando por melhoria contínua com a finalidade de reduzir ao mínimo possível qualquer impacto negativo sobre a natureza.

Neste sentido, a ISO 14001:2015 tratará muito mais dos aspectos da gestão das operações do que de sua execução propriamente dita. Isto porque ela é uma norma universal, que serve para todos os tipos de organizações, o que impede que aspectos práticos, como especificações técnicas sejam tratados.

Para atender aos requisitos técnicos operacionais, a norma terá um tópico específico que orienta a empresa a como buscar a informação adequada e demonstrar o atendimento à ela.

Como é o processo de implantação da ISO 14001?

O processo de implementação da ISO 14001:2015 é bastante parecido com o da ISO 9001:2015 e das demais normas do sistema ISO. A empresa executa um diagnóstico para entender o nível de atendimento à cada requisito, posteriormente ela cria um plano de ação para atender aos requisitos identificados com não-conformidades e por último, após a execução de todo o plano haverá a auditoria externa, que atestará se a implantação da norma foi um sucesso.

Passo a passo para colocar em prática a ABNT NBR ISO 14001:2015?

Cada consultor ou especialista na norma ISO 14001, possuir uma metodologia para a implementação, em geral é utilizado o processo citado no tópico anterior, mas vamos dar algum direcionamento para quem pretende colocar em prática a ABNT NBR ISO 14001:2015 em sua empresa:

1º passo – Definir objetivos. O que você pretende alcançar com essa norma?

É importante que o corpo gestor da organização saiba claramente quais objetivos são pretendidos com esta norma, isto porque será feito um investimento de recursos e de tempo na sua implementação.

Deverão ser estabelecidos objetivos claros como: zerar o passivo ambiental, ter 100% de conformidade à legislação ambiental, conseguir o contrato X de um cliente que exige certificação e etc.

2º passo – Obter a confiança da alta gestão para se ter apoio e um SGA eficiente e comprometido com o processo.

Sem a confiança da alta gestão da empresa, dificilmente um projeto de implementação da ISO 14001:2015 obtém sucesso. Isto porque a nova versão da norma envolve muito a alta direção, uma vez que trata a questão ambiental como parte da estratégia organizacional. Sem pelo menos um integrante da alta direção ativamente envolvido no projeto, é difícil que ele obtenha sucesso.

3º passo – Obter perspectiva dos processos e sistemas existentes que influenciam no impacto ambiental, ajudando a identificar eventuais falhas.

Este último passo já é parte do processo de implementação da norma, é o diagnóstico citado no tópico anterior deste artigo. Ele deverá considerar todos os tópicos da norma e identificar quais pontos não estão sendo atendidos, estes pontos são as falhas a serem tratadas ao longo da execução do plano de implementação.

Existem outras normas que auxiliam na hora de colocar em prática a ISO 14001:2015?

Sim existem, a própria ISO disponibiliza algumas normas que servem tanto para aumentar a eficiência do sistema de gestão, quanto para suportar a implementação da ISO 14001:2015.

A grosso modo, seria como se a ISO 14001 fosse sistema complexo e as normas auxiliares fossem um tutorial de implementação deste sistema. Como exemplos destas normas podemos citar:

  • ISO 14004: é uma norma de acoplamento, ou seja, suporta a implementação e manutenção do sistema de gestão ambiental com informações e diretrizes para uma boa execução de cada ação, já no padrão ISO internacional.
  • ISO 14006: é uma norma de suporte à execução do sistema de gestão, pois se destina às empresas que já implementaram o SGA em conformidade com a ABNT NBR ISO 14001, mas que pretendem expandir a abordagem ambiental aos outros sistemas de gestão, ainda que estes não sejam do sistema ISO.
  • ISO 14064-1: é uma norma mais técnica, que estabelece requisitos específicos a nível organizacional sobre informações de emissão e compensação de gases de efeito estufa. Esta norma é muito importante para grandes indústrias ou organizações com alto potencial poluidor.

Como é o processo de auditoria da ISO 14001?

A auditoria da ISO 14001 ocorre em duas fases: auditoria interna e auditoria externa, sendo que a primeira pode ser executada tanto pela consultoria de implementação (como a Verde Ghaia Consultoria Online), quanto pelo organismo certificador responsável pela concessão do selo.

A auditoria interna abordará todos os processos instaurados e simulará a auditoria de certificação, esta última, por sua vez, será a responsável pelo atestado de conformidade à norma e poderá conceder ou negar o selo da ISO à empresa candidata.

A empresa precisará fazer alterações nas instalações físicas para obter a ISO 14001:2015?

Em geral, não são necessárias alterações significativas nas instalações físicas, a menos que o modelo empregado esteja em inconformidade com a norma técnica ou legislação vigente, neste caso, a parte de verificação legal da norma irá reprovar a instalação e recomendar sua adequação.

Colocar em prática a ISO 14001:2015 não é uma tarefa das mais simples, embora a norma seja bastante difundida, a interpretação do agente certificador sobre a conformidade de cada item pode variar, o que requer do profissional de implantação uma grande habilidade para implementar cada procedimento de forma a não haver dúvidas de sua correta aplicação.

Ter o auxílio de uma consultoria especializada pode ajudar muito na hora de colocar em prática a ABNT NBR ISO 14001:2015.




Tradutor

 





WebNeste site

 

 

 

        Cursos Online com Certificado
 
 
 
 
 
 
 
  
 
  
 
 
 
  
 
Você ama o peixe urbano